Surto de Sarampo

Transcrição do documento enviado para a nossa escola.

– – – – – – – – – –

OFÍCIO N° 1241 / 2019/VE
Presidente Prudente, 10 de Setembro de 2019.
Unidades Particulares de Ensino

Ao Responsável

Assunto: Alerta – Sarampo

O Brasil perdeu o título de “País Livre do Sarampo”, pois vem apresentando uma epidemia da doença, que era considerada extinta em nosso meio.

Tratando-se de uma doença viral com alta transmissibilidade por via respiratória, de tal forma que uma pessoa doente pode contaminar em torno de outras 18 pessoas do seu convívio e também por apresentar quadros de complicações como pneumonia, otite e até a morte, faz-se necessário que medidas de prevenção sejam tomadas com urgência.

Presidente Prudente tem apresentado uma cobertura vacinal baixa e, no momento, vivenciamos um surto de sarampo, com o acometimento de algumas pessoas pela doença. A medida mais eficaz de proteção individual e também coletiva, para que possamos controlar este surto e conter a sua propagação, é alcançarmos uma cobertura vacinal mínima de 95% da população alvo, ou seja, crianças, adolescentes, jovens até 29 anos e adultos de 30 a 59 anos.

Neste contexto, vimos solicitar a vossa colaboração em não medir esforços para garantir que alunos e funcionários desta entidade sejam convocados e conscientizados para atualizarem suas carteiras de vacina. Todos devem procurar com URGÊNCIA os postos de vacina mais próximos às suas residências. Seria também providencial conferir o cumprimento desse chamamento, para o bem de toda a nossa comunidade.

Atenciosamente

VALMIR DA SILVA PINTO
Secretário Municipal de Saúde de Presidente Prudente

ELAINE AP. MALDONADO BERTACO
Supervisora de Vigilância Epidemiológica

CARLOS ROBERTO DE MACEDO
Médico Vigilância Epidemiológica

Previous

Comments are closed.