Guia do Aluno

Bem-vindo ao Colégio OBJETIVO.
Para o bom desenvolvimento das atividades escolares durante o ano letivo, trazemos ao conhecimento dos pais e de outros responsáveis por nossos alunos, algumas informações que, esperamos, recebam a atenção e o atendimento necessários.

ENSINO FUNDAMENTAL

ACOMPANHAMENTO DO ALUNO
A Coordenação acompanha o aluno em seu trabalho diário, procurando ajudá-lo e orientá-lo em relação ao seu desempenho e integração ao ambiente escolar.
Assim, quando necessárias, serão marcadas entrevistas com os pais para que, juntos com a Escola, possam estabelecer estratégias que facilitem o bom desenvolvimento do aluno. Qualquer entrevista deve ser marcada com antecedência.
No caso de recados, os pais podem telefonar, dirigir-se à Secretaria da Escola ou ainda enviar um e-mail para este endereço eletrônico: colegio@objetivoprudente.com.br.

AGENDA
A agenda deverá estar permanentemente na mochila do aluno. É através dela que a Escola mantém contato com a família, e vice-versa.
Todos os comunicados que forem enviados para casa, através da agenda, deverão ser lidos e assinados pelos pais ou responsáveis.

ATIVIDADES EXTRA-CLASSE
Durante o ano letivo, o Calendário Escolar é atualizado buscando harmonizar as atividades relacionadas ao conteúdo desenvolvido nas aulas com atividades extracurriculares.
Além da instrução propriamente dita, a Escola preocupa-se em suprir os aspectos social, esportivo e cultural na vida escolar, através dessas atividades. Elas têm por objetivo o desenvolvimento do aluno, considerando seu potencial cultural, social e físico, além de estimular a iniciativa, a criatividade e a socialização.
Excursões e acampamentos: programados pelos professores e coordenadores, que procuram selecionar local onde haja, não apenas opções de lazer e diversão, mas também curiosidades científicas e culturais que se associem aos conteúdos da sala de aula.
Exposições: todos os anos realizam-se eventos que reúnem os mais diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre temas previamente escolhidos.
DICO-GINCO: atividades artístico-culturais em que, através de tarefas e brincadeiras, busca-se desenvolver o lado criativo e cultural de cada aluno, e o espírito de cooperação na comunidade escolar.
Palestras: ministradas por profissionais convidados, apresentam aos alunos e pais, assuntos de interesse, esclarecendo dúvidas, propiciando a troca de informações e experiências.

COMUNICAÇÃO COM PAIS E RESPONSÁVEIS
A comunicação entre pais/responsáveis e Escola ocorre em diferentes situações.
Na matrícula do aluno: entrevista com os pais e o candidato para informá-los a respeito da sistemática de trabalho.
Ficha individual de saúde: os pais devem preenchê-la com os dados relevantes sobre a saúde do aluno.
Comunicados e avisos: através de circulares, mediante assinatura de protocolo de recebimento pelos pais ou responsáveis.
Problemas específicos: os pais serão chamados pela Coordenação, quando necessário.

É DEVER DO ALUNO
Comparecer pontualmente às aulas, provas e outras atividades programadas; incumbir-se das obrigações que lhe forem atribuídas pela Direção, Coordenação e professores, atendendo às convocações.
Tratar professores, funcionários e colegas com respeito.
Manter seu material escolar em ordem.
Justificar suas ausências, quando solicitado.
Apresentar-se com asseio e decentemente trajado.
Usar de probidade na execução das avaliações e demais atos escolares.
Indenizar pelo prejuízo, quando causar danos materiais ao estabelecimento ou a objetos de propriedade de colegas, funcionários e professores, segundo critérios da Direção Geral.

É DIREITO DO ALUNO
Ser respeitado por todo o pessoal da Escola e pelos colegas.
Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparação nem preferência.
Ser respeitado, sem discriminação de credo religioso, convicção política, raça ou cor.
Ser orientado em suas dificuldades.
Ser ouvido em suas queixas e reclamações.
Receber seus trabalhos e tarefas, devidamente corrigidos e avaliados.
Recorrer dos resultados das avaliações de seu desempenho, dentro do prazo estipulado pela Escola.

DOCUMENTAÇÃO
A regularização da matrícula por parte da Escola está condicionada ao recebimento dos documentos do aluno. Por isso, toda a documentação exigida deverá ser entregue à Secretaria até o início das atividades escolares. Findo esse prazo e, estando em situação irregular, a matrícula poderá ser cancelada.

FICHA DE SAÚDE
A Ficha de Saúde será preenchida na matrícula com os dados sobre a saúde do aluno bem como com os contatos possíveis em caso de necessidade.
Solicitamos aos responsáveis que comuniquem à Coordenação qualquer alteração relevante que tenha ocorrido na vida do aluno, para que possamos acompanhar possíveis reações.

HORÁRIO DE ATIVIDADES
Toda atividade na Escola é realizada em três partes: começo, meio e fim, todas igualmente importantes. Por isso insistimos em que o horário de entrada e de saída seja respeitado, a fim de que não haja interrupções nas atividades por atraso ou por saída antecipada.
Período da manhã, do 6º ao 9º ano: segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.
Período da tarde, do 1º ao 5º ano: segunda a sexta-feira, das 13h às 17h30.

LABORATÓRIOS
Informática, do 1º ao 7º ano: neste laboratório o aluno tem a oportunidade de trabalhar programas complementares àqueles desenvolvidos nas diferentes matérias, enriquecendo assim, através de outra tecnologia (a linguagem do computador) os conteúdos programados.
Matemática, do 1º ao 5º ano: em Matemática, o termo laboratório significa manipulação de materiais concretos, antecedendo a assimilação de conceitos abstratos, evitando-se assim, a mecanização de técnicas sem que haja uma real compreensão.
Ciências, do 1º ao 7º ano: consiste em aulas práticas nas quais os alunos buscam respostas às suas dúvidas e curiosidades, reproduzindo fenômenos ao alcance de seu conhecimento.
Metodologia e Projetos, do 6º ao 9º ano: um espaço aberto ao autoconhecimento, à descoberta de si mesmo, de suas potencialidades e da maneira de organizar essas potencialidades em direção ao conhecimento.
Filosofia, Projetos e Leitura, do 2º ao 5º ano.

MATERIAL ESCOLAR
1º ao 5º ano
É muito importante que os materiais tragam o nome do aluno registrado, o mesmo acontecendo com a lancheira e a mochila. Lembramos que o aluno não deve trazer ao Colégio objetos que não tenham sido solicitados, nem mesmo bolas, carrinhos, bonecas, figurinhas, videojogos, telefone celular ou qualquer outro material, salvo em dia combinado com a professora.
Os pais deverão, junto com os filhos, organizar diariamente o material na mochila de acordo com o horário de aulas, para que os possíveis esquecimentos de materiais sejam evitados.
6º ao 9º ano
O aluno deverá comparecer às aulas com o material exigido pelos professores. As apostilas e livros serão entregues bimestralmente ao aluno, pela Escola. O material complementar de uso individual e geral, conforme lista de material escolar que acompanha este manual, é de uso obrigatório para todos os alunos.

PENALIDADES
Quando o aluno deixa a sala de aula por indisciplina ou incorre em atitudes que desrespeitam o ambiente escolar, é encaminhado à Coordenação, que tomará as medidas pertinentes ao Regimento Escolar.
Artigo 58: os alunos, pela inobservância dos deveres fixados nos artigos anteriores, estão sujeitos às seguintes penalidades aplicadas pelo Diretor e, na ausência deste, pelo Assistente de Diretor, pelo Coordenador Pedagógico ou pelo Orientador Educacional.
I – Admoestação verbal;
II – Representação por escrito, com comunicação imediata aos pais ou responsáveis, ou ao próprio aluno, quando for maior de idade;
III – Suspensão da frequência às aulas e das atividades escolares de acordo com a gravidade da falta, pelo período de até 8 (oito) dias;
IV – Exclusão definitiva com o cancelamento da matrícula e expedição compulsória da transferência.

PRÁTICAS ESPORTIVAS
Jogos Internos do Colégio Objetivo (JICO): atividades recreativas e esportivas que envolvem os alunos desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.
Treinamento esportivo: através da atividade esportiva, nossa Escola oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver o equilíbrio emocional, a boa forma física e a autodisciplina. O Colégio Objetivo tem consciência da importância de uma formação saudável que desenvolva o espírito esportivo, a interação e a autoconfiança.

FUTSAL
1º ano, meninas e meninos, SEX, das 9h às 10h25.
2º e 3º ano, meninas e meninos, TER e QUI, das 9h às 10h25.
4º e 5º ano, meninas e meninos, SEG e QUA, das 9h às 10h25.

HANDEBOL
4º e 5º ano, meninas, TER, das 17h30 às 19h.
4º e 5º ano, meninos, QUI, das 17h30 às 19h.
4º e 5º ano, meninas e meninos, SEX, das 17h30 às 19h.

GERAL
6º e 7º ano, meninas, TER e QUI, das 14h35 às 15h55.
6º e 7º ano, meninos, SEG e QUA, das 16h10 às 17h30.
8º e 9º ano, meninas, TER e QUI, das 16h10 às 17h30.
8º e 9º ano, meninos, SEG e QUA, das 17h30 às 19h.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo contínuo baseado na observação do desempenho do aluno.
No 1º ano serão fornecidos bimestralmente aos pais, os trabalhos efetuados pelas crianças e a ficha de avaliação, contendo a análise do desenvolvimento do aluno em relação aos objetivos propostos.
Do 2º ao 5º ano, serão consideradas, para cálculo da média bimestral, a prova mensal e a prova bimestral.
Do 6º ao 9º ano, serão consideradas, para cálculo da média bimestral, a prova mensal, a prova bimestral e o simulado.
Bimestralmente esses materiais serão entregues aos pais juntamente com os boletins, para que fiquem informados sobre o aproveitamento escolar de seus filhos.
Média para aprovação: o aluno que obtiver média igual ou superior a 6,0 (seis) será considerado aprovado naquele bimestre.
Recuperação: o aluno que obtiver média inferior a 6,0 (seis) será convocado para a recuperação que será realizada em data marcada pela Coordenação.

É PROIBIDO AOS ALUNOS
Promover, sem autorização da Direção, rifas ou venda de qualquer espécie.
Promover algazarra dentro do estabelecimento ou em suas imediações.
Portar objetos perigosos.
Ocupar-se, nas aulas, com trabalhos estranhos às atividades escolares.
Praticar, dentro ou fora da Escola, atos ofensivos à moral e ao pudor.
Gravar nas paredes, no assoalho ou em qualquer parte do edifício ou material escolar, desenhos e sinais gráficos.
Distribuir e divulgar no recinto escolar, impressos em que o nome da Escola ou de algum de seus servidores esteja envolvido.
Trazer para a Escola objetos estranhos às aulas.
Portar objetos valiosos: joias, telefone celular, aparelhos eletrônicos etc.
Usar boné ou similar no recinto da Escola.
Fumar no recinto da Escola ou durante atividades escolares.
Nota: em caso de transgressão, o aluno estará sujeito às penalidades determinadas pela Escola.

SEGURANÇA
Na saída, os alunos serão entregues somente às pessoas que as buscam regularmente. Se, por qualquer motivo, outra pessoa vier buscar o aluno, pedimos que o fato seja informado à Coordenação antecipadamente, por escrito na agenda.

UNIFORME
O uniforme favorece o relacionamento entre as crianças e contribui para a segurança dos alunos, dentro e fora da Escola. O uniforme é de uso obrigatório, inclusive em atividades especiais, passeios, viagens etc. Assim, solicitamos insistentemente aos pais, que enviem seus filhos para a Escola devidamente uniformizados. Evitem tamancos, chinelinhos e similares que fiquem soltos nos pés. Deem preferência ao tênis. Solicitamos também que cada peça seja identificada com o nome da criança.
Uniforme para uso diário: camiseta com o logotipo do Objetivo, bermuda azul marinho, cinza ou preta lisa, ou azul marinho com o logotipo do Objetivo, calça comprida azul, cinza ou preta, tênis ou sapato.
Uniforme para Educação Física: camiseta com o logotipo do Objetivo, meias brancas e tênis.