Guia do Aluno

Bem-vindo ao Colégio OBJETIVO.
Para o bom desenvolvimento das atividades escolares durante o ano letivo, trazemos ao conhecimento dos pais e de outros responsáveis por nossos alunos, algumas informações que, esperamos, recebam a atenção e o atendimento necessários.

EDUCAÇÃO INFANTIL

AGENDA
A agenda deverá estar permanentemente na mochila da criança. É através dela que a Escola mantém contato com a família, e vice-versa. Todos os comunicados que forem enviados para casa, através da agenda, deverão ser lidos e assinados pelos pais ou responsáveis.

COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO
Os alunos da Educação Infantil terão seus aniversários comemorados pela própria Escola, no final de cada mês, com a participação dos colegas de classe.

COMUNICAÇÃO COM PAIS E RESPONSÁVEIS
A comunicação entre pais/responsáveis e Escola ocorre em diferentes situações.
Na matrícula do aluno: entrevista com os pais e o candidato para informá-los a respeito da sistemática de trabalho.
Ficha individual de saúde: os pais devem preenchê-la com os dados relevantes sobre a saúde do aluno.
Agenda do aluno, diariamente.
Comunicados e avisos: através de circulares, mediante assinatura de protocolo de recebimento pelos pais ou responsáveis.
Problemas específicos: os pais serão chamados pela Coordenação, quando necessário.

DENOMINAÇÃO DAS SÉRIES
Infantil 1 . fase 1: crianças a completar 2 anos de idade até 30 de junho do ano em curso.
Infantil 1 . fase 2: crianças com 3 anos de idade ou a completar até 30 de junho do ano em curso.
Infantil 2: crianças com 4 anos de idade ou a completar até 30 de junho do ano em curso.
Infantil 3: crianças com 5 anos de idade ou a completar até 30 de junho do ano em curso.

DOCUMENTAÇÃO
A regularização da matrícula, por parte da Escola, está condicionada ao recebimento dos documentos do aluno. Por isso, toda a documentação exigida deverá ser entregue à Secretaria até o início das atividades escolares. Findo esse prazo e, estando em situação irregular, a matrícula poderá ser cancelada.

FICHA DE SAÚDE
A Ficha de Saúde será preenchida na matrícula com os dados sobre a saúde da criança bem como com os contatos possíveis em caso de necessidade.
Solicitamos aos responsáveis que comuniquem à Coordenação qualquer alteração relevante que tenha ocorrido na vida da criança, para que possamos acompanhar possíveis reações.

HORÁRIO DE ATIVIDADES
Toda atividade na Escola é realizada em três partes: começo, meio e fim, todas igualmente importantes. Por isso insistimos em que o horário de entrada e de saída seja respeitado, a fim de que não haja interrupções nas atividades por atraso ou por saída antecipada.
Período da tarde: segunda a sexta-feira, das 13h às 17h15.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Neste laboratório o aluno tem a oportunidade de trabalhar com programas complementares àqueles desenvolvidos nas diferentes matérias, enriquecendo assim, através de outra tecnologia (a linguagem do computador), os conteúdos programados.

LANCHE
O aluno deverá trazer diariamente seu lanche individual ou, em caso de necessidade, fazer uso da cantina. Nesse caso, os responsáveis deverão avisar a professora com antecedência através de um bilhete na agenda, encaminhando a quantia necessária para a despesa.

MATERIAL ESCOLAR
É muito importante que os materiais tragam o nome do aluno registrado, o mesmo acontecendo com a lancheira e a mochila. Lembramos que a criança não deve trazer ao Colégio objetos que não tenham sido solicitados, nem mesmo bolas, carrinhos, bonecas, figurinhas, videojogos, telefone celular ou qualquer outro material, salvo em dia combinado com a professora.
Os pais deverão, junto com os filhos, organizar diariamente o material na mochila de acordo com o horário de aulas, para que os possíveis esquecimentos de materiais sejam evitados.

PRÁTICAS ESPORTIVAS
Jogos Internos do Colégio Objetivo – JICO: atividades recreativas e esportivas que envolvem os alunos desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.
Treinamento esportivo: através da atividade esportiva, nossa Escola oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver o equilíbrio emocional, a boa forma física e a autodisciplina. O Colégio Objetivo tem consciência da importância de uma formação saudável que desenvolva o espírito esportivo, a interação e a autoconfiança.
FUTSAL: Infantil 3, meninos e meninas, SEX, das 9h às 10h25.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo contínuo, baseado na observação do desempenho do aluno. Na Educação Infantil serão fornecidos bimestralmente aos pais, os trabalhos realizados pelas crianças e a ficha de avaliação, contendo a análise do desenvolvimento do aluno em relação aos objetivos propostos.

SEGURANÇA
Na saída, as crianças serão entregues somente às pessoas que as buscam regularmente. Se, por qualquer motivo, outra pessoa vier buscar a criança, pedimos que o fato seja informado à Coordenação antecipadamente, por escrito na agenda.

UNIFORME
O uniforme favorece o relacionamento entre as crianças e contribui para a segurança dos alunos, dentro e fora da Escola. O uniforme é de uso obrigatório, inclusive em atividades especiais, passeios, viagens etc. Assim, solicitamos insistentemente aos pais que enviem seus filhos para a Escola devidamente uniformizados. Evitem tamancos, chinelinhos e similares que fiquem soltos nos pés. Deem preferência ao tênis. Solicitamos também que cada peça seja identificada com o nome da criança.
Uniforme para uso diário: camiseta com o logotipo do Objetivo, bermuda azul marinho com o logotipo do Objetivo, tênis ou sapato.